-
Arquitetos: Saunders Architecture
- Área: 4500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Iwan Baan, Alex Fradkin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Fogo Island Inn é um edifício público da Fogo Island com 29 quartos para hóspedes. O conjunto, localizado entre as comunidades de Joe Batt’s Arm e Barr’d Islands na Back Western Shore, é um X em planta. O volume de dois pavimentos leste à oeste contém espaços públicos, enquanto o volume de quatro pavimentos sudoeste à nordeste contém o restante de espaços públicos e todos os quartos de hóspedes, e é paralelo à orla.
As áreas públicas no primeiro pavimento incluem uma galeria de arte com curadoria da Fogo Islands Arts, uma área de restaurante, bar e lounge, e uma biblioteca especializada em títulos e publicações da região. O antigo presidente do Memorial University Newfoundland, Dr. Leslie Harris doou o material inicial para fundação do acervo da biblioteca. O segundo pavimento inclui uma sala de ginástica e musculação, salas de reuniões e cinema. Esse último é uma parceria com a National Film Board of Canada. O deck na cobertura do quarto pavimento contém saunas e banheiras de hidromassagem com vistas do Atlântico Norte.
Todos os quartos possuem vista para o mar, com a cama posicionada diretamente de frente para as Ilhas Little Fogo ao longe, com o Atlântico Norte atráz. O tamanho dos quartos varia de 32,5 metros quadrados à 102,0 metros quadrados. Os quartos de hóspedes estão em todos os quatro pavimentos, sendo que os 21 quartos no terceiro e quarto pavimentos possuem uma lareira que também é fogão à lenha. O teto dos quartos do quarto pavimento seguem a inclinação do telhado, e os três quartos mais ao leste possuem características de duplex, com as camas localizadas no mezanino.
Um anexo ao sul da pousada contém funções de serviços como lavanderia, despensa, boilers à lenha, geradores e painéis solares térmicos no telhado. A orientação e o número necessário dos painéis solares dita a forma do anexo e o ângulo do telhado. O espaço entre estes dois edifícios cria um pátio de entrada e também enquadra a entrada principal. O estacionamento de veículos é externo.
O hotel é uma estrutura totalmente contemporânea, construída usando métodos modernos. Sistemas ecológicos e auto-sustentáveis foram sutilmente integrados desde o início do projeto, incorporando as mais recentes tecnologias para reduzir e conservar energia e uso da água. É um edifício de steel frame altamente isolado e as janelas têm classificação equivalente à vidros painel triplo. A água da chuva do telhado é recolhido em duas cisternas no subsolo, filtrada e utilizada para a água dos banheiros e também para ser utilizada como um dissipador de calor. A energia solar térmica nos painéis do anexo fornecem água quente para aquecimento do piso, e para os equipamentos de cozinha e lavanderia.
O hotel está completamente ligado à Fogo Island e à arquitetura tradicional do cais de Newfoundland, pela forma como ela se insere na paisagem e os materiais utilizados. O edifício se insere diretamente no terreno, sem afetar as rochas adjacentes e líquens. O revestimento exterior provém da região. O conhecimento e a habilidade dos carpinteiros e artesãos locais foram essenciais para estabelecer os detalhes usados ao longo dos edifícios.
O interior do hotel continua a incorporação do tradicional com o contemporâneo. Os materiais, a história, as técnicas de artesanato e a estéticas do cais de Newfoundland são o ponto de partida para o que se tornou um projeto de colaboração contínua e a longo prazo entre designers contemporâneos da América do Norte e Europa, e os homens e mulheres responsáveis e construtores da Fogo Island e Change Islands. O mobiliário, os tecidos e as superfícies internas em todo o hotel são lembretes de que se está na Back Western Shore de Fogo Island.
O Fogo Island Inn pertence à Shorefast Foundation, uma organização de caridade canadense criada por Zita Cobb e seus irmãos com o objetivo de promover a resiliência cultural e econômica para essa tradicional comunidade de pescadores. O projeto tem sido um esforço colaborativo que agora dura mais de 7 anos, começando com a relação entre a Shorefast Foundation com sede na Fogo Island e o arquiteto nascido em Newfoundland e agora com sede na Noruega, Todd Saunders. Esta colaboração atípica continua a ser uma feliz aventura e é uma espécie de milagre, considerando a relação cliente-arquiteto típico em um projeto dessa magnitude e duração.